BIG BEN
Quando se fala em Big Ben, todos pensam no célebre relógio do Parlamento Inglês, mas na verdade ele se refere ao sino de 13 toneladas e meia que foi fixado na face norte do Palácio de Westminster, em Londres, quando o posto de ministro de Obras Públicas deste país era ocupado por sir Benjamin Hall, em 1859. Aliás, algumas fontes afirmam que seu nome se deve ao apelido conferido a este membro do governo britânico, Big Ben, por ele ter uma estatura elevada e ser muito encorpado.
Esta denominação acabou se estendendo também ao relógio e à torre na qual ele está instalado, daí ser oficialmente intitulado Tower Clock ou Clock Tower - Torre do Relógio. Este objeto se tornou famoso por sua incrível pontualidade e por seu porte. Há tempos atrás alguns passarinhos aterrissaram em seu ponteiro e o levaram a um atraso de cinco minutos.
O Big Ben é um dos pontos turísticos mais atrativos da capital inglesa e de todo o Planeta, mas infelizmente a parte interna da torre está fechada à visitação pública, pois apresenta sérios problemas de segurança. Às vezes, porém, permite-se que jornalistas e celebridades ingressem neste espaço restrito. Mas a ausência de elevador leva todos a subirem até o alto através das escadas modeladas em pedra de calcário, independente de serem ou não famosos e milionários.
Fonte: http://www.infoescola.com/inglaterra/big-ben/ , acessado em 04/11/2014.
TORRE EIFFEL
A torre foi concluída em 31 de março de 1889 com 300,65 metros de altura projetada pelo francês Gustave Eiffel. A obra levou dois anos, dois meses e cinco dias, quebrando um recorde, para ser concluída e foi construída para a Exposição Mundial em Paris.
Para que fosse atingida a altura recorde de 312 metros e 27 centímetros, foi calculado inclusive o tamanho da bandeira francesa, hasteada no topo da Torre Eiffel. Com a colocação de antena de comunicação ficou com a altura 324 metros.
A Exposição Universal de 1889 foi marcada para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa e tudo tinha que ser extraordinário para marcar tal fato com pompa representar a capacidade da engenharia francesa na época.
Números e mais números foram citados, recorde em cima de recorde, para representar uma nova era de tecnologia e desenvolvimento. A Torre Eiffel pesa mais de 10 mil toneladas, sua escada tem 1665 degraus, mais de 18 mil barras de metal, 2,5 milhões de rebites.
Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.
No dia 14 de fevereiro de 1887, o jornal francês Le Temps publicou uma carta de protesto de artistas da França, que chamavam a torre de “monstro”: “Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes da até agora intacta Paris, protestamos contra a força criativa mercantil de um engenheiro mecânico que quer tornar esta cidade irrevogavelmente feia. Imaginem esta ridícula torre, que mais parece uma chaminé de fábrica. Ela vai humilhar todos os nossos monumentos. Durante 20 anos, seremos obrigados a ver a sombra desta coluna de ferro como uma mancha de tinta sobre toda a cidade”.
Artistas indignados, povo admirado
As críticas foram muitas e a criatividade dos xingamentos não tinha limites. Paul Verlaine a comparou com um esqueleto urbano; Guy de Maupassant, com uma “pirâmide alta e estreita de escadas de metal”. O povo ignorou as advertências dos artistas. Dois milhões de pessoas visitaram a Torre Eiffel em 1889, durante a Exposição Mundial.
Seu criador foi Gustave Alexandre Eiffel. Nascido em Dijon, França.no ano de 1832. Graduou-se pela Ecole Centrale des Arts et Manufactures em 1855, no mesmo ano em que Paris sediou a primeira Exibição Universal. Eiffel era conhecido acima de tudo pelas suas pontes ferroviárias e observatórios astronômicos de Bordeaux e Nice, na Hungria e também em Portugal. Aos críticos, Eiffel respondia na linguagem técnica de alguém que acreditava na beleza e elegância de fórmulas matemáticas: “As curvas do monumento darão ao todo a impressão de força e beleza. O colossal exerce uma certa magia, um charme próprio, que não corresponde a nenhuma teoria clássica das artes”.
Como agradecimento, Gustave Eiffel recebeu da França a mais alta condecoração. No dia da conclusão da obra, e no degrau mais alto da torre, ele recebeu a Medalha da Legião de Honra.
Mais tarde, a grande bandeira tricolor francesa foi substituída por uma antena de radiodifusão. O que, aliás, representou mais um recorde para a Grande Dama de Paris: ela ficou com a altura de 318 metros e 70 centímetros.
Fonte: http://www.horademudar.com.br/curiosidades/historia-da-torre-eiffel/ , acessado em 04/112014.
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