terça-feira, 4 de novembro de 2014


                                               Torre Eiffel


Projeto de torre
                                       Projeto de torre


A torre foi concluída em 31 de março de 1889 com 300,65 metros de altura projetada pelo francês Gustave Eiffel. A obra levou dois anos, dois meses e cinco dias, quebrando um recorde, para ser concluída e foi construída para a Exposição Mundial em Paris.

 Para que fosse atingida a altura recorde de 312 metros e 27 centímetros, foi calculado inclusive o tamanho da bandeira francesa, hasteada no topo da Torre Eiffel. Com a colocação de antena de comunicação ficou com a altura 324 metros.
A Exposição Universal de 1889 foi marcada para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa e  tudo tinha que ser extraordinário para marcar tal fato com pompa representar a capacidade da engenharia francesa na época.

Números e mais números foram citados, recorde em cima de recorde, para representar uma nova era de tecnologia e desenvolvimento. A Torre Eiffel pesa mais de 10 mil toneladas, sua escada tem 1665 degraus, mais de 18 mil barras de metal, 2,5 milhões de rebites.
Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.

folheto torre eiffel exposição universalHoje símbolo indiscutível de Paris, a obra foi bastante criticada na época.

No dia 14 de fevereiro de 1887, o jornal francês Le Temps publicou uma carta de protesto de artistas da França, que chamavam a torre de “monstro”: “Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes da até agora intacta Paris, protestamos contra a força criativa mercantil de um engenheiro mecânico que quer tornar esta cidade irrevogavelmente feia. Imaginem esta ridícula torre, que mais parece uma chaminé de fábrica. Ela vai humilhar todos os nossos monumentos. Durante 20 anos, seremos obrigados a ver a sombra desta coluna de ferro como uma mancha de tinta sobre toda a cidade”.
Artistas indignados, povo admirado
As críticas foram muitas e a criatividade dos xingamentos não tinha limites. Paul Verlaine a comparou com um esqueleto urbano; Guy de Maupassant, com uma “pirâmide alta e estreita de escadas de metal”. O povo ignorou as advertências dos artistas. Dois milhões de pessoas visitaram a Torre Eiffel em 1889, durante a Exposição Mundial.
Seu criador foi Gustave Alexandre Eiffel. Nascido em Dijon, França.no ano de 1832. Graduou-se pela Ecole Centrale des Arts et Manufactures em 1855, no mesmo ano em que Paris sediou a primeira Exibição Universal. Eiffel era conhecido acima de tudo pelas suas pontes ferroviárias e observatórios astronômicos de Bordeaux e Nice, na Hungria e também em Portugal. Aos críticos, Eiffel respondia na linguagem técnica de alguém que acreditava na beleza e elegância de fórmulas matemáticas: “As curvas do monumento darão ao todo a impressão de força e beleza. O colossal exerce uma certa magia, um charme próprio, que não corresponde a nenhuma teoria clássica das artes”.
Como agradecimento, Gustave Eiffel recebeu da França a mais alta condecoração. No dia da conclusão da obra, e no degrau mais alto da torre, ele recebeu a Medalha da Legião de Honra.
Mais tarde, a grande bandeira tricolor francesa foi substituída por uma antena de radiodifusão. O que, aliás, representou mais um recorde para a Grande Dama de Paris: ela ficou com a altura de 318 metros e 70 centímetros.

Fonte: http://www.horademudar.com.br/curiosidades/historia-da-torre-eiffel/ , acessado em 04/112014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário