sábado, 13 de setembro de 2014

                     Quando e onde surgiu a Engenharia Civil



Imagem do inglês John Smeaton.


A primeira Escola de Engenharia surgiu na França em 1747 com expectativas estritamente militares e para a exploração de minas de ouro e carvão, tendência que foi seguida por todo o mundo.
Até então o termo "Engenheiro", era definido pelos dicionários, como "oficial que sabe arquitetura militar e dirige os trabalhos para o ataque e defesa de praças".
Somente no século XVIII, surgiu a caracterização do Engenheiro Civil pelo inglês John Smeaton, um dos criadores do cimento Portland, para diferenciar uma nova categoria de Engenheiros que não eram militares.
Até então os profissionais que faziam construções sem fins militares, não tinham nenhuma base teórica e científica, contavam apenas com a experiência, e eram tratados por "mestres de risco" ou "mestres pedreiros", e foram os antecessores dos arquitetos de hoje.
No Brasil, a Engenharia teve seu inicio já a partir do descobrimento, com a construção de fortificações e igrejas.
Mas o surgimento de uma escola de Engenharia, no Brasil se deu em 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil e a Fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro, com o objetivo de formar oficiais em artilharia e cartógrafos.
Com o Decreto Imperial nº 5.600, de 25 de abril de 1874, que transformou a Escola Central em Escola Politécnica do Rio de Janeiro, e a subordinou a um Ministro Civil, desvinculando-a de sua origem Militar e dando inicio a formação de Engenheiros não Militares no Brasil.
Daí o nome: Engenharia Civil é aquela que não é Militar e assim o Engenheiro Civil também é aquele que não é Militar.


Fonte:http://www.projetosrp.eng.br/origem_engenharia_38.html . Acessado em 13/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário